9 dicas para as mamães de cacheadas

Sempre recebo perguntas sobre como cuido do cabelo da minha filha Manu, que é cacheada. Separei 9 dicas para  você que também é mamãe de criança cacheada. Vamos la!

1) EMPODERE AS CRIANÇAS CACHEADAS

Até pouco tempo, só cabelos lisos eram considerados bonitos. Lembra que as pessoas distinguiam cabelos lisos e cacheados, como cabelo bom e cabelo ruim?! As crianças já cresciam querendo mudar suas madeixas, se “livrarem” dos cachos. Felizmente essa realidade tem mudado, vemos mais e mais mulheres assumindo seus cachos. Por isso, minha primeira dica (e a mais importante de todas): ensinem seus filhos amarem os cachos, a gostar de cuidar deles! 🙂

 

2) NUNCA, JAMAIS ALISE

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que regula a comercialização de cosméticos, alerta que o uso de produtos alisantes não é recomendado para crianças menores de 12 anos. Porém, minha recomendação vai além, espere o final da adolescência para procedimentos químicos. Além dos cabelos na infância serem mais sensíveis, a região do couro cabeludo é muito vascularizada e absorve os produtos em quantidade que pode gerar algum tipo de alergia e até intoxicação. Ah, e se forem a alguma salão que te diga que tem uma “química mais fraca” que pode ser usada em criança, fuja porque é mentira!

 

3) UM BOM CORTE DE CABELO

Leve sua filha/filho para cortar o cabelo num bom profissional. Assim como nos adultos, um bom corte de cabelo vai te ajudar a lidar com as madeixas dos pequenos!

 

4) NUNCA PENTEIE O CABELO SECO

Cabelos cacheados não devem ser penteados quando secos porque ao pentear os cachinhos irão desfazer, além de ficar muito volumosos e quebradiços. O recomendado é penteá-los enquanto ainda estiverem molhados, com pentes de dentes largos de madeira, começando do meio para as pontas, para desembaraçar.

 

5) INVISTA NUM BOM LEAVE-IN

Aposte em leave-in para deixar os cachos mais harmoniosos e para proteger os fios dos raios solares. Os cabelos das crianças tendem a ser mais finos, por isso não pode ser um leave-in que pese os fios. Uso na Manu, Quero Cachos da Reline e SH-RD da NPPE.

 

6) HIGIENIZE O COURO CABELO

Sim, o cuidado com couro cabeludo vem desde a infância por isso a higienização é importante. Faça de 15 em 15 dias.

 

7) PRENDA O CABELO SEM APERTAR MUITO

Acessórios para evitar que o cabelo fique no rosto da criança, muitas vezes, são necessários, né? Uso na Manu arquinhos. Ela adora! Quando for fazer uma trança, rabo de cavalo ou coque, lembre-se de nunca fazer penteados apertados demais porque pode quebrar os fios ou provocar queda por tração.

 

8) HIDRATAÇÃO E UMECTAÇÃO NOTURNA

Os cabelos cacheados tendem a ser mais secos, por isso hidratar é super importante! Uma vez por semana é suficiente. Umectação noturna também é bem vinda. Faço com a Proteína & Lanolina e óleo de abacate e o cabelo da Manu aceita super bem!

 

9) PROTEJA OS FIOS DO CLORO

Essa dica é para as crianças que fazem natação. O cloro deixa o cabelo ainda mais seco, por isso proteja as madeixas dos pequenos. Como? Antes da piscina, faça umectação com SH-RD ou Proteína e Lanolina ou Óleo de Abacate ou Óleo de Jojoba.

2 Comentários 9 dicas para as mamães de cacheadas

  1. Márcio Vinícius Gomes de Souza 13 de outubro de 2018 at 22:00

    Olá boa noite. Meu nome é Márcio queria manter um contato com vc sobre cabelos cacheados, pq minha filha tbm cabelo cacheado igualzinho a sua filha e preciso de algumas dicas pra dar uma mudada.. sempre faço o básico que eu sei é oque eu gosto que é o coque no alto. Mas queria mudar

    Responder

Deixar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *