SONIA E RENATA – possíveis metáforas

Conheci Renata aproximadamente a 3 anos quando em busca de tratamento para dores no couro cabeludo. Ao conversar com ela naquele momento acreditei na verdade que vinha de seu jeito expansivo e nas suas explicações. Aceitei ser sua primeira cliente de terapia capilar. Três meses depois vi os primeiros resultados: as dores sumiram e novos fios apareceram . Continuamos juntas nesse processo.

Sou artista plástica e professora de desenho e criação na Escola Guignard/UEMG. Tenho 70 anos e permaneço caminhante com a arte e a vida em busca da compreensão da totalidade do ser. Essa busca me faz entender que o desenho acontece também pelos intervalos entre uma linha e outra. Entre a forma e o suporte nasce uma troca que constrói uma relação sensível em nome da arte, manifestação de totalidade.

Cada fio de cabelo está ligado ao couro cabeludo, seu suporte, criando uma relação que de dentro para fora define a saúde e a beleza da cabeça no corpo físico. Aprendo isso com Renata: passo a compreender que o lavar, como lavar, como cuidar é essencial para que minha cabeça idosa permaneça bonita. Compreendo que é possível viver sem química capilar, é possível reconhecer o fio original. Minha cabeça se tornou grisalha. Renata se manteve incansável e verdadeira em todos esses anos e mantém uma busca constante por uma terapia coerente com a totalidade do ser humano, de dentro para fora. Nós sabemos que não existe magia, mas possibilidades.

Relações combinadas de óleos essenciais, de ervas curativas, de alimentos orgânicos, de frutas, de exercícios físicos entre outros elementos como massagens capilares e as conversas que intercalam os momentos do tratamento fizeram com eu reconhecesse as coerências contidas na terapia capilar aplicada pela Renata. Sou vegetariana a 42 anos e essa opção de vida me permite esse reconhecimento. São questões que se somam: arte e vida.

E preciso cuidar da essência do ser, e em gratidão da essência da matéria. É preciso refletir que a essência está na origem. O fio original é como a semente original. É preciso reconhecer a origem e a dimensão do tempo.

Sonia Assis

——-

Minha historia na Terapia Capilar foi marcada pelo meu encontro com a Sonia Assis, minha primeirissima cliente. Por isso, o video de estreia do canal foi um bate-papo gostoso com ela! Vale a pena relembrar

Deixar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *