Dicas da Rê: Cuidados com o cabelo no Inverno

Olá, meninas e meninos! Estamos de volta com junho a todo vapor e o friozinho “apertando” cada dia mais… E por falar nele, contem pra mim: como vocês cuidam das madeixas no inverno?
Porque, sim! Elas precisam de uma atenção especial nesta estação…
A baixa temperatura compromete cada um de nossos rituais quando o assunto são os cabelos; os banhos mais demorados (e quentinhos) ressecam o couro cabeludo e os fios, retirando a oleosidade natural do bulbo e claro, lubrificando menos o comprimento. Isso resulta em madeixas menos emolientes e repletas de pontinhas duplas (socorro!). É no inverno também que aparecem com mais frequência as dermatites e doenças do couro cabeludo (escamação, coceiras…), afinal, a temperatura mais baixa prolonga a secagem dos cabelos, além de diminuir também a frequência com que os frios são higienizados.
Resultado: cabelos sofridos na estação gelada.
Mas, acalmem-se que pra tudo tem solução!
Vamos começar do mais importante: quantas vezes vocês lavam as madeixas? Porque quando o assunto é a frequência com que se lava os cabelos, cada pessoa tem sua preferência – que, naturalmente, diminui no inverno, ne?. Mas a verdade é que esse cuidado vai além de apenas gosto pessoal; a higienização é fundamental para a saúde dos fios e do couro cabeludo.
A primeira coisa que temos ter em mente quando pensamos em lavar os cabelos é a diferença entre lavar o couro cabeludo e lavar os fios. Sou a favor de que se lave o couro cabeludo todos os dias, que pode ser higienizado com produtos adequados sem lavar os fios. Claro, eles irão molhar, mas é só água, sem shampoo, turminha! A limpeza diária do couro cabeludo é de extrema importância devido à quantidade de resíduos que se acumulam no dia a dia…

Apesar do sebo natural do cabelo ser importante e a oleosidade natural proteger o couro cabeludo e hidratar os fios, o acúmulo dessa secreção não é bem-vindo. Ele aumenta a queda de cabelo, dificuldade de nascimento de novos fios e por aí vai… Limpamos o couro cabeludo para manter o equilíbrio desse sebo e não para eliminá-lo, entendem? Se você lava seu cabelo ‘um dia sim e outro não’ no inverno até que vai (está liberado só nesta temporada), mas fazer a higienização do couro cabeludo diariamente é sempre a melhor opção, combinado?

A limpeza do couro cabeludo significa prevenção da queda dos cabelos, o fim da caspa e a eliminação do aspecto de sujo deixado pelos cabelos oleosos. Mas não só quem tem cabelos oleosos precisa se preocupar com limpeza do couro cabeludo. Ao massageá-lo, você desobstruirá os poros, fazendo com que os fios cresçam mais fortes e saudáveis.

No inverno é ainda mais importante se atentar para a temperatura certa quando se lava a cabeleira… A água quente é um dos principais inimigos dos cabelos na estação; ela desidrata os fios, aumenta a queda e provoca uma descamação o couro cabeludo que pode ser confundida com caspa. Por isso, evite água quente nos fios ao máximo, optando sempre por uma aguinha mais morna e, cá entre nós, até mais gostosa. Se você deixa que os fios sequem naturalmente opte por lava-los ao longo do dia, de modo que quando se preparar para dormir eles já estejam totalmente sequinhos; mas se não tiver jeito e a cabeleira só “veja” água à noite, o secador acaba sendo um amigo fiel durante o inverno.

Estamos combinados?
E, lembrem-se: para ter cabelo saudável, couro cabeludo precisa ser saudável!

(texto da minha coluna Descabelando no Jornal da Cidade)

Deixar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *