Entenda o que é Tricorrexis Nodosa e como solucioná-la

Chamamos tricorrexis nodosa (ou tricorrexe nodosa) a alteração dos fios que se caracteriza pela formação de pequenos nódulos de coloração esbranquiçada, distribuídos ao longo do fio que se formam pela separação parcial das fibras internas após a camada mais externa ter sido danificada. Nesses pontos, o fio fica mais frágil e rompe-se facilmente.

A causa mais frequente são traumas mecânicos ou químicos: chapinhas, tinturas, alisamentos, permanentes, exposição solar sem proteção, escovação excessiva e etc.


Como recuperar os fios com tricorrexis nodosa? A única coisa fazer é cortar, o fio está fraturado. Se não cortá-lo, o fio continuará desestruturado e poderá virar ponta dupla. Outro passo é suspender todo tipo de agressão física e química deixando os fios na forma mais natural possível para que nasçam novos fios saudáveis.

E como prevenir? Evite sobrecarregar seus fios de química, alisamento e descoloração. Protege os fios da radiação solar, os raios solares prejudicam a saúde do fio, faz com o que a cutícula abra, diminuindo o que há de bom no fio. Jamais faça escova ou chapinha sem usar protetor térmico.

Deixar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *