Saiba tudo sobre Triconodose

Mas afinal o que é aquele nozinho que aparece no cabelo da gente?
De onde ele vem? Por que ele vem? Como evitar? Como tratar?
Triconodose é o nome desses nós que aparecem na extensão dos fios. Mais comum em cabelos cacheados e crespos, a Triconodose é uma consequência do ressecamento e agressão dos fios que acaba expondo o córtex capilar deixando-o susceptível a diversos danos entre eles o surgimento desses nós.
O aspecto do cabelo fica bastante comprometido, deixando os fios porosos e quebradiços.
São várias as causas de triconodose, entre elas o uso excessivo de produtos térmicos como secadores e chapinhas, principalmente sem proteger os fios com produtos específicos.
A triconodose pode ser dividida em três grupos. A física, química a e a mecânica.
A física refere-se à água que você lava os cabelos, sua temperatura e sua alcalinidade. O vento, o sol a poeira, poluição e fuligem de cigarros, também entram nesse grupo e podem ser prejudiciais aos fios.
A química está totalmente relacionada ao uso de alisamentos, colorações e até alguns cosméticos cuja a composição possua ph alcalino ou excesso de sal e detergente em sua composição. Neste caso para shampoos.
E por última e muito importante é a triconodose por causas mecânicas, que está relacionada a forma como você penteia os seus cabelos, a tração de escovas e até a forma de seca-los com a tolha pode prejudicar os fios.
Para evitar a triconodose não tem outra maneira senão usando produtos adequados para o seu tipo de cabelo na hora de pentear, usar pentes e escovas adequados, evitar lavar os cabelos com água muito quente. Manter os fios sempre hidratados e fortalecidos de forma que toda essa agressão, que as vezes acaba por ser inevitável, tenha impactos muito menores nos fios.
Na hora de tratar não existe outra saída senão lançando mão de muita umectação, hidratação e óleos. Existe um córtex severamente maltratado aí e precisa ser cuidado.

Deixar comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *